Ultimas

01/07/2014

Árbitro Fifa, Francisco Carlos comenta orientações da entidade para a Copa

Foto: Romário Silva/PalmeiraEsporte
Quando a questão é Copa do Mundo, assuntos não faltam para ser comentados. E, como sempre, um dos mais discutidos é a arbitragem. Lances polêmicos, faltas duvidosas, cartões desnecessários ou falta de aplicação deles... a arbitragem é sempre alvo de críticas, principalmente por parte dos torcedores. Para ter uma boa atuação, os árbitros centrais e assistentes precisam estar atentos a tudo que ocorre dentro das quatro linhas.
O GloboEsporte.com entrevistou o único árbitro alagoano a fazer parte do quadro da Fifa. Francisco Carlos Nascimento avaliou o desempenho dos profissionais da arbitragem no Mundial do Brasil e falou sobre o rigor para atuar durante uma copa. 
- Apitar em Copa do Mundo não é para qualquer um. É por isso que os critérios adotados pela Fifa para escolher os árbitros e assistentes são tão exigentes. A pressão é enorme. Para mim, num contexto geral, o desempenho dos árbitros está bom - disse.
árbitro Francisco Carlos do Nascimento américa-MG e atlético-MG  (Foto: Carlos Roberto / Agência Gazeta Press)Francisco Carlos aprova uso da tecnologia à favor do esporte (Foto: Carlos Roberto / Agência Gazeta Press)

Chicão também falou sobre as inovações tecnológicas implantadas nessa Copa e disse que aprova o uso da tecnologia em favor do futebol.
- Sou a favor sim do uso da tecnologia no esporte. Aquele lance do gol da França, contra Honduras, mostrou o quão é importante contar com esse recurso. Não é fácil para um profissional confirmar um gol daquele sem que tenha um auxílio tecnológico. Com certeza, num curto período de tempo, a Fifa vai ampliar ainda mais essa tendência [de unir tecnologia e esporte].
Outro assunto abordado com Francisco Carlos foi o tempo de acréscimo concedido pelos árbitros centrais nas partidas da Copa. Diferentemente do habitual no Brasil, em vários jogos da Copa o tempo extra tem ficado próximo dos cinco minutos.
- A CBF já vem tocando nessa questão dos acréscimos não é de hoje. A própria comissão nacional de arbitragem tem orientado para que a gente saia da rotina de no final do primeiro tempo ser dado um minuto e no segundo [tempo] três. Hoje, a própria imprensa questiona que esses tempos são padrões. Então, é preciso que as pessoas entendam melhor que o tempo de acréscimo serve para repor exatamente o tempo gasto com a bola parada durante o jogo. Essa cultura de que só se pode conceder no máximo três minutos [de acréscimo] precisa acabar. A Copa do Mundo vai servir de parâmetro para isso ser implantado no Brasileirão. 
Chicão comentou ainda que as comissões de arbitragem têm exigido cada vez mais a necessidade de os árbitros deixarem a bola rolar, sem que sejam marcadas falta em qualquer tipo de jogada.
- A CBF, a Conmebol e a própria Fifa têm exigido bastante da gente a parte física. Isso serve para que o árbitro esteja mais próximo do lance, para evitar que contatos físicos não sejam entendidos como falta e que simulações não sejam marcadas. Eu mesmo já venho adotando essa prática e recentemente, no Torneio de Toulon-FRA, os jogos que eu apitei vi um futebol mais pegado. Os europeus jogam duro, mas na bola.
sandro meira ricci santa cruz x sport (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)Chicão elogiou o árbitro Sandro Meira Ricci (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)
Francisco Carlos do Nascimento ainda fez uma avaliação da participação do árbitro brasileiro Sandro Meira Ricci no Mundial.
- O Sandro foi muito bem nos dois jogos em que nos representou. Mostrou toda a qualidade que tem. Ele é um cara muito bem preparado e tem condições de apitar a final da Copa, caso o Brasil não chegue lá. 
Por fim, o alagoano aproveitou para mostrar confiança na conquista do título da seleção do técnico Luis Felipe Scolari.
- Apesar das atuações que não têm convencido, confio que a nossa Seleção será campeã - concluiu o árbitro alagoano, de 36 anos.
Fonte: Globoesporte.com

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Palmeira Esporte Notícias
Traduzido Por: Template Para Blogspot - Design by FBTemplates