Ultimas

01/07/2014

Participantes da Série D estão definidos; confira os grupos

Após muita disputa em todos os campeonatos estaduais, os 41 clubes participantes do Campeonato Brasileiro da Série D foram definidos. O último time a carimbar a vaga para a disputa da competição nacional foi o Campinense Clube, após a definição dos finalistas do Campeonato Paraibano.
Serão 41 times divididos em oito grupos. O primeiro grupo conta com seis equipes, enquanto os outros tem cinco. Participam da disputa os cinco rebaixados do Campeonato Brasileiro da Série C 2013, além de 36 clubes divididos em todos os 26 estados da Federação, além do Distrito Federal.
Entre essas equipes, os nove primeiros estados no Ranking Nacional das Federações, divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), têm direito a duas vagas. Assim, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Goiás, Pernambuco e Bahia podem ter com dois representantes. Os outros estados têm direito a apenas um representante cada. A única exceção vale para os estados do Acre, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e para o Distrito Federal contam com mais de um representante anteriormente definido porque tiveram clubes rebaixados da terceira divisão no ano passado.
Formato de disputa
Na primeira fase, as equipes se enfrentam em seus respectivos grupos em jogos de ida e volta, e as duas melhores garantem vaga nas oitavas de final. O critério para as fases eliminatórias é diferente dos anos anteriores. Na edição de 2014, o esquema para definição de confrontos será o mesmo da Taça Libertadores da América. Assim, a melhor equipe dentre as classificadas enfrenta o pior segundo colocado (1º – 16º; 2º – 15º, e assim por diante). Esse critério se estende até a final.
Nos jogos eliminatórios, em caso de igualdade na somatória dos resultados, os gols marcados fora de casa serão o primeiro critério de desempate. Caso não seja suficiente, a decisão para avançar à fase seguinte será nas cobranças de penalidades máximas. Os clubes que chegarem às semifinais garantem vaga no Campeonato Brasileiro da Série D em 2015. A primeira rodada começa no dia 20 de julho e tem previsão de encerramento em 16 de novembro.
Nordeste na Série D
Ao todo, 12 clubes espalhados pelos nove estados da Região Nordeste participam da disputa. Os estados de Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte contam com dois representantes cada, enquanto Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí e Sergipe têm apenas uma equipe na competição nacional.
Grupos e equipes participantes
Os nordestinos estarão em três grupos da competição e alguns irão enfrentar clubes da Região Norte ou Região Sudeste na primeira fase. Evidentemente, a depender do sucesso das equipes na Série D, aumenta a possibilidade de medir forças contra times de outras regiões do Brasil. Abaixo, confira os grupos e as equipes participantes.
Grupo A1 – Ariquemes/RO, Atlético/AC, Princesa do Solimões/AM, Rio Branco/AC, Santos/AP e São Raimundo/RR;
Grupo A2 – Guarany de Sobral/CE, Interporto/TO, Moto Club/MA, Remo/PA e River/PI;
Grupo A3 – Baraúnas/RN, Campinense Clube/PB, Central/PE, Coruripe/AL e Jacuipense/BA;
Grupo A4 – Confiança/SE, Globo/RN, Ipatinga/MG, Porto/PE e Vitória da Conquista/BA;
Grupo A5 – Anapolina/GO, Brasiliense/DF, CENE/MS, Estrela do Norte/ES e Villa Nova/GO;
Grupo A6 – Grêmio Barueri/SP, Goianésia/GO, Luziânia/DF, Operário/MT e Tombense/MG;
Grupo A7 – Brasil de Pelotas/RS, Cabofriense/RJ, Guarani de Palhoça/SC, Ituano/SP e Maringá/PR;
Grupo A8 – Boavista/RJ, Londrina/PR, Metropolitano/SC, Pelotas/RS e Penapolense/SP.
Fonte: Futebol Alagoano

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Palmeira Esporte Notícias
Traduzido Por: Template Para Blogspot - Design by FBTemplates