O árbitro alagoano Francisco Carlos do Nascimento vai, mais uma vez, atuar numa partida internacional. Depois de trabalhar no jogo entre Venezuela e Uruguai, disputado no dia 11 deste mês e válido pela décima quarta rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2014, Chicão foi convocado agora para fazer parte do quadro de arbitragem da partida entre Olimpia-PAR e Santa Fé-COL.
O próximo jogo internacional em que Francisco Carlos vai atuar é válido pela fase semifinal da Taça Libertadores da América e será disputado no dia 02 de julho, às 20h30m (horário de Brasília), no Estádio Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai.
O presidente da Comissão Estadual de Arbitragem de Alagoas (CEAF-AL), Hércules Martins, comemorou a escolha do único árbitro alagoano a fazer parte do quadro da Fifa para mais uma atuação internacional.
- É uma vitória não só do Francisco Carlos, como também do futebol alagoano e da CEAF-AL. Isso mostra, mais uma vez, que o nosso trabalho está sendo bem desenvolvido. Esperamos que ele possa fazer mais uma grande atuação e possa elevar ainda mais o nome de Alagoas no futebol internacional.
Hércules Martins falou ainda que a expectativa aumenta cada vez mais para que Chicão possa comandar uma partida internacional.
- A gente sabe que para qualquer árbitro apitar um jogo internacional é preciso passar por algumas etapas. E essas etapas já estão sendo cumpridas e muito bem pelo Chicão. A nossa expectativa é que neste ano ele possa atuar também na Copa Sulamericana, para ganhar ainda mais experiência, e quem sabe no próximo ano ele venha a comandar algum jogo profissional como árbitro central.
O presidente da CEAF-AL ressaltou também que, ao contrário do futebol brasileiro, a atuação da arbitragem nas competições internacionais não é feita através de sorteio e que antes de atuar nas competições internacionais é preciso ganhar experiência.
- Nas competições internacionais a escolha dos árbitros é feita por merecimento, por avaliação; enquanto que no Brasil ainda é feita através de sorteio. Então, a Fifa avalia a atuação dos árbitros que fazem parte do seu quadro e os escolhe. Dificilmente um árbitro apita um jogo já no primeiro ano em que é elevado ao quadro internacional. Por isso, acreditamos que o Francisco Carlos já deva ser escalado no próximo ano, que será o seu segundo ano como árbitro Fifa.
Fonte: Globoesporte.com/al
0 Comentários