Ele não é alagoano. Mas foi em Alagoas que começou a ganhar o mundo. Nascido em 1987 na cidade de Pindamonhangaba-SP, entre 2005 e 2006 o então jovem e desconhecido Luiz Gustavo começou a aparecer no futebol. Disputando competições de base pelo CRB, o atleta se destacava aos poucos. Mas sem tantas chances no time profissional do Galo, ele chegou a ser emprestado a outras equipes.
Luiz Gustavo jogou ainda pelo Corinthians-AL, Ipanema, Coruripe e Universal, todos de Alagoas. Depois, em 2007 retornou ao CRB, onde disputou a Série B do Brasileirão e deu um passo importante na sua carreira. Depois de ter jogado cerca de um semestre, o volante foi negociado com o Hoffenheim, da Alemanha.
Quase três anos depois, despertou o interesse de um gigante do futebol mundial: o Bayern de Munique, também da Alemanha. No atual campeão da Liga dos Campeões da Europa, Luiz Gustavo se destacou novamente e passou a ser convocado para a Seleção Brasileira.
Confira o vídeo no final da matéria.
Lembranças
Durante a Copa das Confederações 2013, o camisa 17 da ‘amarelinha’ lembrou do começo da sua carreira e falou da alegria em atuar pela Seleção Brasileira. “Foi um tempo muito bom da minha vida esse que passei em Alagoas. Foram dias de muita luta e sofrimento, mas também de muita alegria porque estava em busca do meu sonho que hoje posso dizer que estão quase todos realizados”, afirmou.
Em 2007, quando atuava pelo CRB, Luiz Gustavo concedeu entrevista à TV Pajuçara. “A oportunidade está aí. Acho que a gente pode aproveitar ou não. Só depende da gente”, afirmou o jogador, pouco tempo antes de ir jogar na Alemanha.
Registro de Luiz Gustavo ao chegar em Alagoas. Foto: Divulgação
Companheiros de time
Dois jogadores do atual elenco do CRB já jogaram com Luiz Gustavo. Amigos desde a época das divisões de base, o zagueiro Audálio e o volante Johnnattan também relembraram o tempo que jogaram com o titular da Seleção Brasileira.
“Foi uma passagem bastante produtiva com a camisa do CRB. Ele é um grande jogador, fora de campo também uma grande pessoa. Tive o prazer de trabalhar com ele e a gente fica muito feliz em ver o sucesso dele”, disse Johnnattan.
Audálio não chegou a atuar com ele no time profissional do CRB, mas jogou com Luiz Gustavo na base e no Coruripe e Universal. Na época, o zagueiro regatiano lembrou que um empresário chegou a dizer ao Luiz Gustavo que ele não tinha futuro no futebol. “Ele ficou triste, e teve um momento que ele não foi bem no jogo e um empresário chegou do lado dele e falou. Mas futebol é isso, o empresário só olha o atleta quando está bem, mas graças a Deus meu amigo merece. Ele batalhou muito, é de uma família humilde, simples, e ele é sem comentários”, comentou Audálio.
Audálio e Luiz Gustavo jogaram juntos. Foto: Divulgação
Trabalhou no clube
Não foram apenas jogadores do CRB que trabalharam com Luiz Gustavo. O massagista Assis, que está há mais de 24 anos no Galo, e o supervisor Marcos Lima Verde, têm boas lembranças do atleta. “Tive o prazer e orgulho de estar ao lado dele no começo da carreira e a gente fica feliz quando vê esse rapaz despontando no futebol”, disse Assis.
“É um jogador determinado, bom caráter, guerreiro, um cara trabalhador, que realmente teve uma passagem boa, apesar de não ter sido longa. Então é um cara que chegou aonde chegou porque merece. Já naquela época em 2007 mostrou que era uma pessoa que queria seus objetivos e conseguiu. É um volante moderno, que chegou a fazer gol contra o Fortaleza. Já naquela época ele mostrava um sentido muito bom, uma marcação, saia pro jogo, chutava a gol, então merece tudo isso”, afirmou Lima Verde.
Sonho de Seleção
O sonho de todo jogador de futebol é chegar na Seleção. E no CRB não poderia ser diferente. “Esse é o sonho de todo jogador. Todos têm que ter o sonho em jogar na Seleção, em um clube grande, e esse é meu objetivo aqui com a camisa do CRB”, confirmou o volante Johnnattan.
Por fim, Luiz Gustavo comentou do seu atual momento com a camisa verde e amarela. “Sempre confiei no meu trabalho. O que o Felipão pede para mim ele pede para todos os outros. Cada um tem um jeito de assimilar dentro das suas características e é isso o que tenho procurado fazer. Tento absorver as coisas boas do mesmo jeito que eu faço no meu clube, bem tranquilo pelo fato de eu ser assim, bem sossegado. Vou continuar com os pés no chão porque até mesmo na seleção ninguém tem contrato fixo. Sabemos da cobrança do nosso público e temos que provar porque merecemos estar aqui".
Made in Alagoas
Não é só o volante Luiz Gustavo que está, de alguma forma, representando Alagoas na Copa das Confederações. Além dele, o técnico Luiz Felipe Scolari, que é gaúcho, foi jogador do CSA e iniciou sua carreira como técnico no Azulão.
O outro é o presidente da Federação Alagoana de Futebol (FAF), Gustavo Feijó, que foi escolhido pelo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin, para ser o chefe da delegação brasileira durante a Copa das Confederações.
Confira as imagens de Luiz Gustavo na Seleção e em Alagoas:
Fonte: Tnh1
0 Comentários