Ultimas

11/11/2013

Projeto “Esporte Também é Educação” é realizado em Palmeira dos Índios


Foto: Ascom

Idealizadores do projeto "Esporte também é Educação"
Na cidade de Palmeira dos Índios está sendo desenvolvido, pela segunda vez, um programa inusitado de incentivo e motivação nos âmbitos esportivo e sócio educacional, cuja iniciativa, segundo seus idealizadores e organizadores, não se tem conhecimento em qualquer outro município de Alagoas.

Trata-se do projeto “Esporte Também é Educação”, que nasceu de um sonho de um professor de Educação Física palmeirense, Carlos Alberto Ferreira de Oliveira que, após buscar apoio para a execução do programa, fazendo uma verdadeira peregrinação entre os meios político, público e privado, encontrou incentivo junto a um simples contabilista palmeirense, Paulo Sérgio Silva de Lima, hoje o vereador Sérgio Passarinho, que então se encantou com a ideia e, segundo ele,  passou a se integrar à organização da execução do programa, além de se tornar diretor, supervisor e proponente do mesmo junto aos meios legais e cabíveis.

O projeto “Esporte Também é Educação” engloba hoje, depois de iniciar em 2007 com apenas cerca de 300 participantes, mais de mil alunos de escolas particulares, federais, estaduais e municipais. É importante salientar que essa iniciativa conta com uma equipe abnegada e extremamente coesa de professores, árbitros e orientadores, além de diversos outros colaboradores, e o mais importante, que participam de forma voluntária para o sucesso do programa.

Tem sido comprovado ao longo dos últimos anos que o esporte, muito detidamente no Brasil, é um dos principais caminhos para a inclusão e a recuperação de uma sociedade tão cheia de problemas socioculturais, principalmente entre crianças, adolescentes e até mesmo de grande número de adultos. Pelo que pudemos constatar, foi com essa visão, acima de tudo social e cultural, que surgiu o “Esporte Também é Educação”. Convém destacar ainda que, comprovadamente, eventos esportivos são de grande importância para o desenvolvimento físico e mental do ser humano, principalmente dos mais jovens. Além desses benefícios, outros também são evidenciados como, por exemplo, a diminuição da ociosidade, do uso de álcool, de drogas, entre outros.

Foto: Ascom

Projeto tem a participação de inúmeros jovens
O projeto “Esporte Também é Educação” tem suas etapas realizadas semanalmente em ginásios de esportes e salas de diversas escolas do município de Palmeira dos Índios, e em seu programa constam diversos esportes através de competições em modalidades como Futebol de Campo, Futsal, Handebol, Queimado, Futevôlei, Xadrez e Atletismo, em cinco categorias: pré-mirim, mirim, infantil, infanto-juvenil e juvenil admitindo ambos os sexos. 

Segundo o idealizador e condutor do projeto, professor Carlos Alberto, essa é uma luta que os gestores públicos e a iniciativa privada de viam abraçar e adotar, e afirma ainda que “pretende-se com isso, então, que sejam facilitados os meios para o desenvolvimento de conhecimentos sobre uma vida saudável, como também na mudança das atitudes e ações dos indivíduos, criando-se meios de auxílio a todos, trazendo-lhes benefícios para a saúde e a educação como um todo por meio da prática desportiva”, enfatiza o professor.

O hoje Vereador Sérgio Passarinho faz questão de afirmar que essa ideia nunca teve nada a ver com ideais políticos, mas sim com visão sobre qualidade de vida. “O projeto Esporte Também é Educação nasceu para empreender em Palmeira dos índios uma evolução no conceito de qualidade de vida. O esporte a educação e a saúde sempre andarão juntos buscando esse tão sonhado padrão de existência”, finalizou Passarinho. 

Postar um comentário

 
Copyright © 2013 Palmeira Esporte Notícias
Traduzido Por: Template Para Blogspot - Design by FBTemplates